top of page

Se não está rosa, não pode ser normal!

Atualizado: 21 de dez. de 2020

A melhor frase que um estomatologista pode ouvir e a melhor definição para o paciente entender.




Pesquisando sobre temas para iniciar esse blog, me deparei com essa frase de uma colega de profissão " Se não é rosa, não é normal". Faz todo sentido! Talvez essa seja a frase mais bem bolada para explicar quando realmente se deve procurar um estomatologista.

A questão é sempre olhar para você mesmo. Sim! Olhar para seu corpo, sua boca... não..a idéia não é fazer julgamentos, mas sim verificar se algo está diferente do que deveria. A cor, é uma das alterações mais fáceis de serem verificadas. Assim, manchas brancas, vermelhas,marrons, pretas...enfim, qualquer cor que não seja a rosa, deve ser vista por um especialista.

A idéia é a seguinte: viu algo diferente, procure um profissional. Nada de colocar pozinhos, cremes indicados pela vizinha (nada contra as vizinhas) ou remédios milagrosos. A utilização indevida de medicamentos, e principalmente de medicamentos prescritos de maneira errada, podem mascarar o real motivo da alteração. E antes esse fosse só o problema - além de mascarar, pode atrasar no diagnóstico e consequentemente diminuir as chances de um tratamento de sucesso.

E não poderia deixar de falar, é claro, que uma alteração na boca pode significar apenas uma alteração local, mas também pode ser um pouco mais complexo, quando pode representar manifestação de doenças que acometem o corpo todo.

Até a próxima, viu? E se vir algo que não seja rosa, procure um estomatologista :)



Comentários


bottom of page